segunda-feira, 3 de maio de 2010








.. em que eu não tive a sorte de nascer. Aquele por volta de 1850. Exatamente na época em que se passa "Orgulho e Preconceito". Sem os zumbis.. Sim. Sem os zumbis.
Quer dizer.. Sei que havia problemas e que muitos hão de discordar. Mas é só meu ponto de vista. Não me incomodaria de viver sem internet. Telefone. TV. Como ouvi outro dia, o tédio é culpa do vasto leque de opções nós temos. Quando só há uma coisa a se fazer, não há tédio.
Quer dizer.. Hoje eu tenho blogs, tenho celular, TV. Uma coleção pequena, mas bem útil, de DVDs que encontrei em promoção. Bastantes livros, antigos e novos, grandes e pequenos, contemporâneos e não tão contemporâneos assim, mas mesmo com tudo isso, meus domingos são os dias mais depreciativos de se ter. Okay. Toda aquela coisa de domingo não ter nada na TV, e olha eu fugindo do foco..
Enfim.. Queria ter nascido naquela época. Exatamente na que os Bennets nasceram. Morar onde eles moraram e ter a casa que eles tinham. Mesmo com suas bagunças e dificuldades..
Naquela época as pessoas, mesmo as menos estudadas, falavam com um mínimo de respeito e intelectualidade. Os casamentos, mesmo que não completamente felizes, duravam para sempre, e todos, ainda que não se perceba, tinham uma pureza que hoje já é difícil de se encontrar em crianças de 9 anos.
Eu poderia andar a cavalo sem precisar frequentar aulas de equitação, e usaria vestidos com anáguas e tudo mais, sem precisar ter uma festa para tal. Festas.. Eram todas tão bem feitas. Todos riam e era muito mais fácil de se fazer amigos. As pessoas não achavam que ser apático era legal, e sorrisos ainda abriam portas, ao contrário de hoje, que um sorriso te taxa de ingênuo.
Eu poderia fazer ponto cruz sem que me chamassem de velha - sim, eu sei fazer ponto cruz *-* -, e não precisaria estudar algo que não suporto só pra ganhar montantes imensuráveis de dinheiro, com o fim de comprar coisas de que não preciso.
Hoje, minhas vontades de apreciar o silêncio e paisagens de vasto 'mato' e mais 'mato' são chamadas de pieguice, mas, na verdade. Não me importo..
Já que não posso voltar no tempo e nascer de novo lá, então faço o melhor que puder nessa época aqui. Por mais estranho que pareça aos olhos de todos..
Ai ai..

Um comentário: